twitter
rss

Neste módulo ele provoca o cursista a pensar e responder com base nas atitudes , perguntando sobre o homem , o pensamento e a cultura. O tornar-se humano e profissional,  leva em conta o homem genérico
 ( conceito de homem)  e cada indivíduo ao mesmo tempo.
Aprendemos que na convivência diária , ele se educa e pode refletir sobre si mesmo.Para saber como se torna o que é, você se identifica e se diferencia do outro.Assim para pensar séria e intensamente sobre o homem, você precisa compreender que os homens se tornam humanos nas relações que estabelecem com o outro; precisa pensar como a educação acontece nessas relações, sejam elas dentro ou fora da escola.
A escola é construída por quem nela e com ela se encontra, independente do papel que desempenhamos estamos na escola, estamos fazendo a escola e educando outros. Mas não podemos esquecer de que não são apenas as pessoas que estão na escola que a fazem: há uma legislação que a orienta, um poder que a mantém, uma comunidade a que ela atende, uma história da qual ela participa, uma economia a qual está vinculada, etc.É também um espaço educativo em sentido amplo: tem a principal tarefa  social de criar as condições educativas para que as pessoas possam receber, desconstruir  e reconstruir o mundo humano já construído.
A escola em sua tarefa social, educa tanto para a obediência aos costumes da comunidade e da sociedade, como para um posicionamento crítico em relação a esses padrões.
Vimos nas relações que homens e mulheres estabelecem com a linguagem é que criam, transformam e recriam as instituições, os valores, as relações, enfim, organizam a vida e o mundo dando a eles sentido e constituindo o modo de viver humano, através da cultura e da identidade. Com a linguagem homens e mulheres se educam e são educados.
Estudamos sobre as práticas de trabalho ( que ao mesmo tempo são práticas educativas).Homens e mulheres trabalham somente para sobreviver, sem pensar em outras possibilidades para que o fazem no trabalho, podem ficar alienados em relação ao que produzem.Todo trabalho na escola educa e todo trabalho deve ser planejao para educar, mesmo que os resultados não sejam os satisfatórios.
Nos deparamos com as práticas valorativas. "Somos educados e educamos para o mercado e para o trabalho ou para a cidadania ?".





0 comentários:

Postar um comentário